sábado, 14 de setembro de 2013

A SÍNDROME DO ÉDEN





É com frequência que reagimos sempre na defesa, ou pior ainda, atacamos antes mesmo que o outro nos atribua algum equívoco. Mas também é verdade que na maioria das vezes trazemos a razão só prá nós. Isto é típico do ser humano. Assim que se batemos o carro é sempre culpa do outro; não lembro da última vez que ouvi um motorista dizer que ele foi quem errou quando aconteceu o acidente. E esta postura se desenvolve em casa, no trabalho, na escola, na Igreja, enfim onde estiver o ser humano. O lado altamente prejudicial desta postura, é que ela não nos dá a chance de reconhecer nossos erros e equívocos, e em contrapartida não nos permite chegar diante do outro e dizer: "Me perdoe, eu errei!"
Foi exatamente isto que aconteceu lá no Éden. Deus vai ao encontro de Adão que está escondido ( como se fosse possível se esconder de Deus ), e lhe questiona o que houve, ao que o cidadão diz-lhe que a mulher que lhe fora dada era a culpada de tudo. Questionada a mulher, atribuiu a culpa na serpente... e assim este jeito de reagir chegou até nós.
Que Deus nos ajude a sermos francos e honestos conosco, e com os outros, assumindo as responsabilidade e implicações de erros por nós cometidos pois agindo assim melhoraremos inclusive nossos relacionamentos interpessoais.

Um abençoado sábado prá vocês.

Abraço e bênção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário