sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ANDANDO JUNTO AO MEIO-FIO




Ouvimos falar em andar num fio de navalha, quando se referem a andar no limite entre dois perigos, mas prefiro convidar vocês para pensarem comigo hoje no fato de andarmos muitas vezes, pelas ruas do caminho desta vida, junto ao meio-fio, ou cordão da calçada como alguns preferem. 
Por mais bagunçada que seja a calçada, andar junto ao meio-fio traz surpresas, como falsear o pé e torcer, ser atropelado por um motorista que se perde no limite da rua, e até errar o passo e pisar fora da calçada, causando problemas de articulação.
Quando Jesus disse: “Eu sou o caminho...” Ele nos ofereceu uma pista, ou calçada, ou estrada onde a gente pudesse andar em segurança, e sem risco de ser acidentado, por qualquer motivo que for. Ele nos ofereceu orientação na caminhada, e isto se explica quando Ele mesmo disse: “ Quem me segue jamais andará nas escuras...” Pois além de andar num caminho seguro, andaremos num caminho iluminado.
Que nesta sexta-feira a gente possa buscar andar nEle, de forma que nossa caminhada seja frutífera, e a nossa segurança seja um fato, pois Deus está sempre pronto a nos guardar.

Abraço e bênção.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

COMO GOTEIRA




Sabe quando a gente acorda, e ouve o som da goteira que cai do telhado, e por vezes pinga sobre uma superfície onde seu som se amplia? Aquela goteira nem sempre é prenúncio de muita chuva, mas a chuva está molhando o solo, e inclusive com o orvalho da manhã.
Que neste dia eu e vocês possamos ser como goteira, que anuncia as coisas boas da vida, e ao mesmo tempo transmite aos que nos rodeiam a bênção da Paz de Deus, que enche nossos corações, e excede a todo o entendimento.

Abraço e bênção.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A PALAVRA





Usada diuturnamente, taí algo que a gente passa batido a respeito de seu valor e importância  embora de uso constante, a PALAVRA. Desde o princípio o Criador usou da Palavra pra se comunicar com o Homem, Obra-prima de sua Criação.
Articulada, escrita, sinalizada, expressa em variados momentos; seja num momento feliz, ou ainda num momento de ira; ainda num momento de amor e paixão, ou num simples momento de uma conversa. Usada  também para altas discussões em qualquer língua ou dialeto, a partir de onde saem extraordinárias e difíceis decisões, seja na mais humilde choupana, ou num suntuoso castelo ou ainda num importante salão oval. Em fim um meio de onde vertem todos os relacionamentos. Um outro detalhe a respeito, após dita é impossível torná-la pra dentro de nós. Por isto a necessidade e cuidados constantes quando falamos, o quê falamos, para quem falamos, e em que hora falamos.
Que Deus ajude a mim e a vocês, na semana que se inicia, ao externar nosso pensamento ou atitude em palavras, que possamos fazê-lo de forma sábia e precavida, a fim de que nossa comunicação seja como uma usina geradora de vida e esperança na vida do outro. Que nossas palavras sejam agradáveis, ainda que tenham o tom de admoestação e correção. Que os outros ao receberem nossa mensagem quer escrita, quer falada entendam o que queremos lhes comunicar, e nós entendamos o que eles nos querem dizer ao usarem este artifício fantástico, que a mais alta tecnologia precisa utilizar, que é a PALAVRA.

Abraço e bênção.

domingo, 22 de setembro de 2013

QUANDO A OUTRA FILA PARECE MAIS RÁPIDA




É um caso a ser observado, o fato da outra fila parecer andar mais rápido. No entanto tem situações que  nós paramos na fila, literalmente. Havia  uma fila junto ao tanque onde se colocavam os doentes, nos tempos de Jesus; de vez em quando um anjo passava ali e agitava aquelas água, enquanto isto acontecia, que o primeiro que se lavasse no tanque era curado. Havia ali também um paralítico, que colocavam ali diariamente; um dia ele foi interrogado por Jesus sobre seu estado, e ele foi claro: Estou aqui, e quando o anjo passa, passa a minha vez, pois não tenho quem me carregue até o tanque. Jesus o cura naquela hora.
Queira Deus que nós possamos refletir neste fato, neste domingo, e ver porque não conseguimos avançar em nossas filas da vida; que a gente possa refletir também que o fato da outra fila andar mais rápido já é comprovado pra muitos dos que me leem, que não tem nada de errado, mas são muitos de nós que deixamos os outros passarem na frente, por diversas razões.
Que Deus ajude a mim e a vocês a detectarmos o que faz com que a minha fila, ou melhor, eu não avance mais rápido na minha fila. Certo é que o tempo está passando, e a fila andando, e a nossa vez vai chegar, mas precisamos fazer a nossa parte.

Abraço e bênção

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ESPERANÇA, UMA USINA GERADORA DE ANTICORPOS




Por incrível que pareça, mas é na esperança, naquela expectativa de que vai dar certo, é que encontramos ingredientes para resistirmos aos eventuais vendavais, ou mesmo pequenas turbulências do dia-a-dia. Assim que, quando a gente está passando pelo  momento da “grande tristeza” , no dizer do autor de A Cabana, e superado aquele momento, nos perguntamos: Como é que conseguimos superar? Primeiro tem o dado magnífico da fé num Deus que tem o controle de tudo, e depois tem o dado quase imperceptível, mas que é expresso por nossa postura e atitude, que se chama esperança. Que neste dia, eu e vocês, possamos nutrir nossa esperança, a ponto dela se tornar uma verdadeira usina geradora de paz, sossego, e convicção a fim de que durante os mais surpreendentes eventos da vida a gente possa olhar pra frente, e cheio de motivações boas dizer: “É pra lá que eu vou!”. Lembro ainda que são estes, entre outros, os ingredientes que nos permitem criar anticorpos contra o desânimo, a preguiça mental, e a falta de entusiasmo pra vida. 

Abraço e bênção

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SEMPRE HAVERÁ UMA SAÍDA, SEMPRE






Por mais crítica que seja a situação; por mais desesperador que seja o quadro; sempre haverá uma saída, porque temos um Deus que está no controle de tudo, se é que cremos nEle. É numa relação entre marido e mulher que parece se agravar; é numa relação nora e sogra que parece tender a piorar; é numa relação entre irmãos que parece estar sempre por romper dado a inúmeros fatores. E assim por diante. É ainda numa situação financeira fora de controle, que o desespero pega. Estes são pontos nevrálgicos, como nervos expostos, que quando dentro ficamos como que perdidos.
Que neste dia eu e vocês em meio a situações como estas ou até menos, possamos ser rápidos em perceber que sempre haverá uma saída, por mais impossível que nos pareça. É claro que teremos que fazer a nossa parte, mas podemos sim contar com o dado do milagre de Deus em nossas vidas, até porque a matéria-prima do milagre é o nada, e disto Deus sabe tudo.

Abraço e bênção.