quinta-feira, 29 de agosto de 2013

DISCIPULO OU RELIGIOSO?






Eu poderia mencionar aqui uma lista de diferenças entre o discípulo e o religioso, mas prefiro ficar com a que julgo mais desafiadora, qual seja que O DISCÍPULO SERVE POR AMOR, ENQUANTO O RELIGIOSO SERVE POR INTERESSE. Uma leitura dos Evangelhos nos mostra Jesus traçando este paralelo, quando formula Suas parábolas. Por exemplo, quando chama a atenção para samaritano que socorreu o homem assaltado e ferido a beira da estrada, e disse que o religioso (sacerdote) já havia passado por ali, mas passou de longe deixando o outro a mercê da própria sorte. Então convido a todos para neste dia refletirem, e numa autoanálise ver como estamos nos comportando no contexto da Comunidade dos Discípulos? Como religiosos buscando sempre um troca-troca com Deus, ou servindo-O pelo simples fato de Ele ser o Senhor, independente do que nos alcance em forma de bênção? Vamos ao templo para receber, e até exigimos de Deus, ou vamos lá com alegria para adorar e ouvir Deus nos falar?
Foram os religiosos que mataram a Jesus, enquanto os discípulos atrevidos e audaciosos, invadiram o mundo com a divulgação do Evangelho, não apenas pregado em palavras, mas muito mais com a vida e postura de discípulo que souberam diferenciar entre o mero fato, hábito ou costume de ser apenas religioso.
Que nós possamos ser achados operando como discípulos para esta sociedade pós moderna, glorificando o nome do Senhor com nossas atitudes e postura, caso contrário não passaremos de meros religiosos vazios, e sem expressão alguma.

Um bom e alegre dia a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário