sexta-feira, 11 de setembro de 2009

DESABAFO DE UM QUE AINDA CRÊ


Sou daqueles que acha a vida o maior barato. Levantar cedo para um novo dia, então, é um fascínio pra mim, pois demonstra ao mesmo tempo o cuidado de Deus durante a noite, e o cumprimento de Suas promessas afirmando que Suas misericórdias se renovaram para aquela manhã.
Mas o que me intriga é que nós homens estamos minando esta harmonia gostosa da vida, com suas fragrâncias, seus coloridos, suas musicalidades, seus ritmos como de um coração que diz que o seu portador vive. Estamos borrando uma imagem bonita, feito á moda de Deus.

Assim que estou de saco cheio de ver fantasias de vida, hipocrisia e cinismo perambular pelos mais sagrados ambientes humanos, como família, igreja, e trabalho por exemplo;
Estou de saco cheio de ver os políticos prometerem e prometerem, a ponto de causarem dissensão entre familiares, e estes perversos políticos jamais cumprem na íntegra o que prometeram; até porque sabem que tem que prometerem senão não ganham votos ;
Estou de saco cheio de ver superiores explorarem os seus subalternos, como diz Tiago em sua carta, retendo com fraude o que lhes é devido;
Estou de saco cheio de ver o não comprometimento, de uma boa maioria de jovens, com a vida; os quais vivem tão alheios á tudo e á todos, que parecem que nasceram só pra passear por aqui, como se aqui fosse o quintal da vida deles;
Estou de saco cheio, de ver crente no emprego segunda-feira de manhã, totalmente diferente do crente que há algumas horas estava na Igreja, até tocando na banda, ou “fazendo algo pra Deus”, começando por sua pontualidade que é um vexame, e que diga-se de passagem é regra contratual, e terminando na qualidade de vida que apresenta quer com uma postura desleixada, quer com a qualidade do serviço que presta, e se dizendo discípulo de Jesus;
Estou de saco cheio de ver o homem trair sua mulher, e a mulher trair seu homem, por um pequeno instante nada mágico, mas que tem gosto de prazer, e o que é pior, sem amor nem no outro, nem próprio. E mais, como se seu homem ou sua mulher não lhe bastasse; e mais ainda traem com um “produto” na maioria da vezes, de qualidade inferior a que tem dentro de casa, o que vale dizer, que mesmo que fosse da mesma qualidade não credenciaria a isto; e mais agravante, pagam um alto preço, seja social, espiritual ou de saúde fragilizada como sub-produto do pecado;
Estou de saco cheio de ver declarações de amor, baseadas na economia familiar, que ainda traz o cônjuge para uma zona de conforto;

Estou de saco cheio de ver filhos ironizando pais, e pais criando seus filhos com seu DNA perverso, obtendo como resultado criaturas que nem parecem que são humanos, muito menos imagem de Deus;
Estou de saco cheio de ver pais desprezando filhos, sem o mínimo pudor; e filhos mandando seus pais, na velhice, para o olho da rua, na forma de abrigos para idosos ou casa de quem nem do sangue é; estes mesmos filhos que, muitos deles, foram criados com um sacrifício enorme;
Estou de saco cheio, de ver proliferar a injustiça em todos os segmentos da sociedade como se isto fosse o normal; e babaca é o justo;
Estou de saco cheio de ver gays e lésbicas serem tratados como autoridades no assunto que se dizem expert, ou seja a proliferação das aberrações alegadas até como doenças, e o que é na realidade se chama falta de vergonha na cara;
Estou de saco cheio de ver parentes destes mesmos gays e lésbicas achando-os uma gracinha quando apresenta para a família, a mãe-papi, e o pai-mami;
Estou de saco cheio de viver atrás de portão com controle remoto, alarme monitorado, cerca elétrica, como se eu é que fosse o sacana, e o sacana o bacana;
Estou de saco cheio de ver gente gastando mais do que recebe, e depois achando que a Empresa onde trabalha ou os amigos, ou parentes tem que pagarem o ônus pela fraude;
Estou de saco cheio de ver gente usar o cartão de crédito como se fosse máquina de fazer dinheiro, sem nenhum cuidado, o que resulta sempre em inadimplências que engordam as estatísticas dos caloteiros neste Brasil e mundo a fora;
Estou de saco cheio de ver gente, que não está nem aí para com os menos favorecidos, e com isto gastam muito em supérfluos, enquanto tem gente morrendo de fome nesta Nação;
Estou de saco cheio de ver as mesmas caras nos semáforos, e rodoviárias deste País, ou pelas ruas de suas cidades, esmolando para sustentarem os seus vícios, e com isto tornando desacreditados os que precisam pedir de verdade pra sobreviverem;
Estou de saco cheio de ligar a televisão e ver a notícia distorcida, ou suprimida dependendo da tendência da emissora;
Estou de saco cheio de ver crente levantando as mãos na Igreja de olhinho fechado, cantando e rebolando pra lá e pra cá, e fora dali é pior que um que não tem nada a ver com a fé do cristão;
Estou de saco cheio de ver a igreja fazendo mercado da Palavra de Deus, como se Deus fosse objeto de leilão; ou pior ainda, fazendo brincadeirinhas pra atrair a “galera” que será um monte de crente não convertido no futuro;
Estou de saco cheio de ver crentes apenas religiosos, fazendo peregrinações aos templos, com aquelas caras de piedades, mas sem nenhuma atitude prática de piedoso;
Estou de saco cheio de ver gente querer ser mais santo que os outros, e no final das contas são os piores, diante de Deus; cheios de rancores, iras, invejas, e traumas profundos descarregados em cima de quem nada te a ver com a situação;
Estou de saco cheio de ver gente querendo cantar e tocar nas Igrejas Evangélicas, mas o resultado é um ruído ensurdecedor, que com certeza provoca até a ira de Deus, como Ele mesmo comentou com o profeta Amós, uma vez;
Estou de saco cheio de crente sem compromisso, que diz que vai, e acaba não indo; que diz que ora, e não ora nada;
Estou de saco cheio de crente caloteiro; de crente que diz que dá o dízimo, mas é a pior oferta que ele dá para a obra, porque não representa um por cento do que ganha;
Estou de saco cheio de Obreiros picaretas, que acharam melhor trocar o cartão-ponto pela Bíblia;
Estou de saco cheio de crente que pega a Bíblia pra lê do pondo de vista dele; e lê e busca referências que apóiem o que ele acha que está certo, deixando a Escritura anã, e sem o sentido prático do que Deus quis comunicar de verdade;
Estou de saco cheio de ver maridos tratarem as mulheres da igreja da forma que nunca trataram as suas, ou mulheres fazendo agrados pra homens, na Igreja, coisa que nunca fizeram para o seu marido em casa;
Estou de saco cheio de ver o farisaísmo correr solto em nossas Igrejas, pois quando se convive com alguns crentes se vê que não é nada daquilo que representam no meio da congregação;
Estou de saco cheio de ter que viver assim. Ás vezes me dá vontade de chutar tudo pra cima e sair por aí: “Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento”; só pra ver como é que fica...

Mas me pergunto: De que adiantará? Só vai mudar a geografia, porque o saco vai continuar enchendo... e a vida passando até o dia em que todos nós vamos deparar diante dEle, e ao encara-Lo dar conta das burrices que fizemos, e muitos de nós terá ainda de ouvir da boca de um Deus que ama e é misericordioso, mas que é justo: “Afastai-vos de mim! Não os conheço!” Deus vai chorar ao ter que dizer isto como o pai que despede seu filho e que sabe que ele está entrando numa fria, mas em nome de Sua Santidade, e Justiça, dirá.

Curitiba, 18 de julho de 2008

2 comentários:

  1. Barbaridade! É assim que falamos, nós gaúchos. Clóvis, faço coro contigo. Como cunhado, te amo e te admiro e como homem de Deus, te digo: não cales, profeta. Alça essa tua voz ungida pra pregar e grita aos quatro ventos que é hora dos "crentes" saírem do meio dessa geração perversa. (Teresinha)

    ResponderExcluir
  2. Para a hipocrisia, DIGO NÃO!!!! Ótimo texto.

    ResponderExcluir