segunda-feira, 25 de março de 2013

A AGENDA DE DEUS

É impressionante como muitas vezes ficamos reféns de nossa agenda do dia a dia! Quase que engessamos nossa movimentação, porque temos uma agenda a cumprir. No entanto quando olhamos para Deus, o Criador de todas as coisas, O vemos tão graciosamente se mexer em meio à sua agenda que nos causa um misto de sentimentos de admiração e gratidão juntos. Eis apenas três episódios para no...s ilustrar este fato: 1- No dia em que Josué ora e ordena que o sol e a lua se detenham onde estão, lá estava Deus atento a intercessão de seu filho; aquele dia durou quase 24hs até que Josué vencesse a batalha; 2- Na hora em que Ezequias pediu um sinal para sua cura, e este sinal consistia em atrasar o tempo, retrocedendo em dez graus a sombra projetada do relógio de Acaz, lá estava Deus agindo em favor do seu filho; 3- No dia em que Jesus pára a caminhada porque um cego marginalizado está clamando por socorro, lá estava Deus parando tudo em favor de um homem necessitado. Estes três episódios nos mostram um Deus que intervém nas leis da física para atender seus filhos. E não podemos esquecer que a agenda de Jesus, lhe permitia ir a uma festa de casamento. E nós como temos agido quanto às nossas agendas, frente a necessidade de vidas que vem ao nosso encontro solicitando que as socorremos? Para Deus, o ser humano é mais importante que a agenda. e para nós? Que neste dia a gente possa refletir neste fato tão nosso, e nos permitirmos em nome do amor, que nossas agendas flexivelmente se movam em favor do apelo do necessitado, ou de uma ação mais urgente que as agendadas. Abraço e bênção.

sexta-feira, 15 de março de 2013

TEMPO DE LER / A VOZ DO SILÊNCIO

Há tempo prá tudo de baixo do sol. Eu diria que hoje é tempo de eu ler, por isto quero compartilhar com vocês um texto escrito por minha neta Nicole: A VOZ DO SILÊNCIO O quê fala o silêncio? O quê fala o seu silêncio? O quê falam as palavras não ditas? As situações não discutidas? As frases que não possuem final? O quê falam as caixas de mensagens vazias? As ligações não efetuadas...? Os SMS’s que ninguém teve coragem de escrever, enviar? Toda aquela mágica de um olhar? Aquele toque gelado, que te faz estremecer? O quê falam os olhos, os maiores transmissores do silêncio? E o quê não fala a voz? O quê você gostaria de dizer, mas a força do silêncio te impede? Qual o tamanho da força do silêncio? O quê ele te rouba? O quê ele deixa de te roubar? Aquele sentimento, aquele pensamento que ninguém deveria saber... Isso ele não te tira. Isso, o silencio, faz questão de mostrar à todos. Faz questão de deixar transparecer. Quem nunca deixou de falar o que sentia? Quem nunca acabou falando mais sem nem mexer os lábios? Apenas com um olhar? Com um sorriso? Com uma lagrima? O silencio é sorrateiro, enigmático. Silencioso. O silencio abre janelas para nossa alma, para nosso ser. Quem quer, sempre dar uma olhada, nos conhece. Aqueles que não querem passam reto. Simplesmente as fecham. Sem nem se importar com o que elas escondem, ou melhor, com o que o silencio quer que elas mostrem. Abrindo essas janelas crescemos, nos conhecemos. Abrindo essas janelas, escancarando-as para o mundo, aceitamos quem realmente somos, o que fazemos, o que gostamos. Sem se importar com o que qualquer outro pode pensar. O silencio abre. Qualquer um fecha. Você abriria de novo? __________________ Que Deus nos ajude neste dia ficar em silêncio quando o momento é para silêncio, e que neste silêncio todo, a gente possa ouvir a voz trovejante de Deus em nosso coração. Abraço e bênção.

quinta-feira, 14 de março de 2013

FUI MOÇO E AGORA SOU VELHO ... ESTA É A VIDA

Num de seus Salmos, que a gente tanto gosta de ler, Davi canta este fato da vida, qual seja viver, e deixar que o tempo passe, sem aquela ansiedade de vê-lo passar, imaginando que na medida que ele passa nós nos tornamos mais velhos. E daí, que o tempo passe? Ele tem que passar, assim como tudo passa na vida. As alegrias passam, as tristezas passam, os momentos bons e belos se vão, os momentos ruins também voam. Tudo passa. E nós por quê não haveríamos de passar? Pensando assim é que eu digo aos mais moços: Fui moço e agora sou velho e daí? Por acaso e por este motivo ditado e expresso pela natureza, perdi minha identidade, ou a incrementei na medida que o tempo foi passando? A vida é isto mesmo, e muitos haverão de concordar comigo daqui a uns 15 ou 20 anos. A grande diferença é que vivemos nossas velhices em épocas diferentes, como vivemos nossas infâncias, adolescências, e juventudes, todavia o fato de ser velho não deve ( ou pelo menos não devia ) alijar ninguém, ou marginalizar. Enquanto o físico vai demonstrando suas características naturais de quem já viveu mais de cinqüenta, sessenta, setenta anos, e a mente vai se mostrando por vezes perversa e de certa forma conspirativa contra a guardar e memorizar fatos e lembranças, a vida do indivíduo como um todo vai demonstrando o grau de experiência adquirida a medida que o tempo passou. Foi por isto que Jetro se apresenta para Moisés e o instiga a se servir de homens habilitados que pudessem ajuda-lo no aconselhamento do povo de sua época. Jetro embora velho tinha experiência suficiente para entender que quem delega função, não diminui autoridade, mormente se esta autoridade vem de Deus. Fui moço e agora sou velho, mas e daí que o tempo se foi? Eu estou aqui, esbanjando saúde porque me cuidei na minha juventude. Usei da liberdade que sempre tive para não fumar, não encher a cara, não me prostituir, em fim fui moço saudável, e começo a viver uma velhice que aponta para uma vida saudável, a menos que um acidente de percurso aconteça. Fui moço e sempre pensei que quando fosse velho não queria ser mais um, se não um que pudesse ajudar com o que colheu da vida, e ver semeado ensinamentos e princípios que façam da vida, um verdadeiro jardim de roseiras, dos que estão nela começando ou já estão andando com idades inferiores a de quem já atingiu o que se convencionou chamar de velhice. Fui moço e agora sou velho, e daí?

quarta-feira, 13 de março de 2013

TRAZENDO Á MEMÓRIA O QUE NOS PODE DAR ESPERANÇA

A propósito do que registrei aqui ontem, nossa esperança está muito ligada ao que nós abrigamos em nossas mentes. Assim que se eu ficar boa parte de meu tempo só me dedicando a ouvir más notícias, e estar divulgando-as, naturalmente a visão que tenho de minha esperança vai tender a ser nula. É por isto que Jeremias, um dos profetas da Bíblia, num tempo de crises e desespero para seu povo, e consequentemente para ele também, declarou - "Quero trazer a memória o que me pode dar esperança". É claro que não vamos viver do passado, mas precisamos sim lembrar e rememorar o que Deus nos deu e fez no passado, especialmente porque hoje Ele é o mesmo. Nossas dúvidas e incertezas da vida, nossas interrogações dos "por quês?" no nosso dia-a-dia não raras vezes nos levam para o caminho do desespero, e neste ponto ficamos como que perdidos. Oxalá neste dia eu e vocês possamos refletir neste fato da vida, isto é, nossa mente não foi constituída para ficar remoendo derrotas ou insucessos como queiram, mas para pensar nas coisas que possam de fato nos impulsionar para a vitória. E, por favor, não chamem a isto de pensamento positivo, se não de uma atitude de alguém que crê, cujo coração vive cheio de Esperanças naquEle em quem tudo podemos. Abraço e bênção.

terça-feira, 12 de março de 2013

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE

É claro que vocês já ouviram isto naquele momento em que parecia que tudo ía água á baixo. E também já falaram para alguém que estava num beco sem saída. Mas quero refletir apenas no fato de que se não alimentarmos bem nossas esperanças elas um dia morrem sim; até porque conforme o apóstolo Paulo escreve aos Corintios, permanecem a esperança, a fé e o amor depois ...de tudo, mas o amor é o mais importante. E sabem de uma coisa? Se tivermos que fazer uma dieta pra nutrir a esperança, esta começa com amor. Porque se não tiver amor nossas motivações serão incorretas ou incompletas, nossos alvos poderão ser aquilo que Deus não quer ainda pra nós, nossos medos se encarregarão de conspirar contra nossas esperança, e assim por diante. Um outro ingrediente para nutrir a esperança, é o que abrigamos no nosso coração, isto é, o que embalsamos lá de forma a te-lo tão bem secreto que se torna quase imexível não fosse o poder do Espírito Santo que em nós habita. E neste aspecto temos os ódios, as amarguras, as feridas não saradas da alma, e mais um monte de etc... Eu poderia transcrever aqui um sem número de itens que iriam compor esta dieta para nutrir a esperança, mas vou citar apenas mais um apenas: A fé, sem a qual não podemos agradar a Deus, a fonte de toda a nossa esperança. Um fato é o que Deus quer pra nós e tem pra nós, por outro lado estão nossos desejos e esperanças muitas vezes longe das perspectivas de Deus para cada um de nós. Então, a Esperança é a última que morre, mas morre se não a nutrimos com os ingrediente que Deus tem dispostos prá cada um de nós no nosso dia-a-dia. Abraço e bênção.

segunda-feira, 11 de março de 2013

VIDA

O grande lance da vida, não é o fato de apenas se viver. Há os que cantam "deixa a vida me levar, vida leva eu", e há também dos que fazem da vida um quintal de seu mundo, achando que estamos num recreio da eternidade. No entanto quando olhamos e pensamos no que o próprio Jesus disse, ou seja "Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância", isto vai muito além do nosso dia cheio de agendas, e tarefas que vão nos fazendo apenas importantes. Esta vida cheia de surpresas, várias delas, não muito agradáveis, é a vida que precisamos viver e encarar sem fantasias, e sem fazer de conta que não está acontecendo. A nossa vitória se esboça exatamente neste fato, o de que contemos com a graça de Deus para viver, ou estaremos fadados ao insucesso nos restando apenas nos arrastar pelos caminhos desta vida. Naquele dia quando Deus depois de haver criado disse: E eis que é muito bom! Isto significa, gente, que se Ele disse que é bom, a nós cabe descobrir e vivermos este Bom de Deus a cada dia, nos permitindo ser moldados, e a cima de tudo sendo agradecidos por Ele estar conosco, caminhando ao nosso lado, sem nos abandonar um segundo se quer. Que neste dia possamos olhar para vida encarando-a de frente e sorver dela o sumo da beleza que ela contém. Que a gente possa cantar com o Salmista: Este é o dia que o Senhor fez, nos alegremos nele com gratidão. Abraço e bênção.

sexta-feira, 8 de março de 2013

AMIGO É AQUELE QUE, QUANDO TODOS VÃO EMBORA ELE FICA

Tai uma relação muito interessante e ao mesmo tempo divina. Deus falou de Abrão - Meu amigo! Jesus disse aos doze, que estavam com ele, que já não os chamava de servo, mas de amigos pelo tudo que havia confidenciado com eles pois aquilo não era relação de servo e senhor. Amigos são provisões de Deus para nossas vidas. Por esta razão temos que ter em mente que eles não nos foram dados por Deus para nós usá-los a fim de suprir nossas necessidades, ainda que haja momentos em que eles se constituirão expressão prática de amor por nós. Tem muita gente boa que não consegue nutrir uma amizade duradoura, porque acha que amigo é um banco, que quando precisa de dinheiro está lá para lhe dar a fundo perdido, ou pensa que amigo é aquela pessoa que está á sua espera para dizer "tudo bem" sempre, mesmo que as coisas que anda fazendo estejam extremamente na contra-mão do coerente. Amigos são gente pra quem temos que expressar preocupação pelo seu estado, quer seja de saúde, quer seja emocional, social... Amigos são aqueles pra quem empresto o ombro pra chorar, o ouvido pra ouvir, a mão estendida pra abençoar. Que Deus neste dia permita a mim e a você, entender de forma clara e inequívoca, que nossos amigos estão aí para serem abençoados por nós, e que a finalidade deles existirem não é a de eu extorqui-los, mas deles não se sentirem sozinhos, se é que desejemos ser pra eles amigos mais chegados que irmão. Abraço e bênção.

quinta-feira, 7 de março de 2013

A GENTE SE ACOSTUMA COM AS COISAS...

É impressionante como o ser humano se acostuma com as coisas que faz, que assiste, que tem. Tem costume que são saudáveis, que contribuem para o bem da saúde física inclusive, tem outros que chegam ser até maléficos. Tem costumes que produzem e revelam um bom caráter, tem outros que geram verdadeiras distorções de caráter. Por exemplo tem gente que tem o costume de mentir, e mente de uma forma tão "verdadeira" que chegamos acreditar na mentira como verdade absoluta. Enfim, todos nós temos a tendência de nos acostumar. Eu por exemplo, já estou acostumado a postar estas reflexões aqui, de maneira que ontem como não postei, cheguei no final do dia com a sensação que faltou algo a fazer. Agora, precisamos cuidar que o costume com as coisas, tarefas e até com a companhia de pessoas não depreciem o valor daquilo com que estamos acostumados. E isto não é muito difícil. Nós os cristãos vamos a Igreja com que motivação? Tem muito cristão indo por um mero costume. Assim como ora por costume. Até lê a Bíblia por um mero costume. Cuidado! Precisamos ficar atentos para que nossos costumes não tirem o verdadeiro valor de cada tarefa, de cada atitude nossa, e inclusive das pessoas que costumeiramente dizemos que amamos. Lembro de um homem da Bíblia chamado Daniel. Pois Daniel tinha o costume de, três vezes por dia, orar voltado para sua cidade quando estava exilado. Mesmo correndo perigo por causa daquele costume, não deixou de fazê-lo, e sabem por quê? Porque ele sabia o valor que tinha aquela oração feita naqueles três momento do dia. Que Deus nos conceda o discernimento com relação aos nossos costumes de forma a nos desfazer daqueles que estão nos sendo prejudiciais, e incrementar aqueles que tem servido para a nossa edificação, assim como para a edificação dos que vamos encontrando pelo caminho. Abraço e bênção.

quarta-feira, 6 de março de 2013

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO ( Já diziam os antigos )

Quantas vezes vocês já ouviram esta expressão, se referindo a algo ou alguém sobre quem pesava alguma desconfiança quanto a caráter ou qualidade? Ou sobre alguma proposta que gerava um certo desconforto, embora se mostrasse vantajosa? Mas o fato é que este ditado tem uma verdade enrustida em seu conceito, porque realmente nos equivocamos muitas vezes quando olhamos de um certo ponto de vista que não o correto. Samuel, se não fosse Deus instruí-lo, quase que despeja azeite na cabeça errada, quando foi até a casa de Jessé para ungir um de seus filhos como rei de Israel. Quantas vezes, quem é pai ou mãe, de mais de um filho, corrigiu a criança errada, e até castigou, e depois apurando com calma os fatos chegou a conclusão que foi o “Joãozinho” e não a “Mariazinha” quem havia quebrado aquele objeto de valor lá da sala. Agora o ponto alto desta reflexão, é que a gente tem que reluzir, mas reluzir com brilho real, isto é, com nossas qualidades, nossas virtudes, nossos cacoetes, e nossas manias. Isto nos leva a nos vermos como somos, e deixar transparecer o máximo de nós mesmo, para que na caminhada com os outros, o nosso brilho seja um fato comprovado pelos de fora, ainda que em meio as adversidades. Se de um lado nem tudo que reluz é ouro, de outro lado estamos nós, que não sendo ouro reluzimos ou refletimos o brilho daquEle que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz, e nos deu a tarefa de sermos luz do mundo e sal da terra. Que neste dia possamos de fato brilhar, mas um brilho que descarte um meneio de cabeça e uma verbalização por parte dos que nos observam, de que NEM TUDO QUE RELUZ É OURO. Abraço e bênção.

terça-feira, 5 de março de 2013

O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ

Eis uma frase que o povo está usando muito hoje em dia, quer seja como afirmação positiva, quer seja como amuleto; e estão usando em quadros, adesivos de carros, etc. Muitos já me ouviram falar deste texto ( Salmo 23 ), e quero hoje só trazer a memória, que não basta Ele ser o meu Pastor, se eu não me comportar como ovelha Sua, porque neste caso vai faltar ...inclusive a graça dEle. Foi Jesus quem disse: "Eu conheço as minas ovelhas e elas me conhecem". Então é preciso se estabelecer uma relação de pastoreio com este Pastor, para que de fato sejamos por Ele cuidados e dirigidos. Que neste dia a gente possa dar uma olhada nesta relação entre nós e Ele para não fazer do Salmo 23 apenas um amuleto, mas torna-lo realidade na vida, ou seja, sendo ovelha de um Pastor que quando faltar o que queremos, Ele nos dará o que precisamos. Tenham um bom dia sendo pastoreados por Este Pastor que deu a Sua vida por mim e por vocês. Abraço e bênção.

segunda-feira, 4 de março de 2013

LANÇANDO UM OLHAR SOBRE A CRIAÇÃO

É impressionante como o crescimento tecnológico nos provoca a distanciarmo-nos da beleza da Criação. E não estou fazendo apologética à ignorância, até porque eu pessoalmente sou de formação técnica, e um fascinado pela tecnologia. Mas o que quero refletir é que com os avanços da tecnologia parece que esquecemos de dar o valor devido ao que Deus criou, especialmente para aquilo que a própria ciência ou tecnologia explica. Neste dias você já parou para dar uma especial atenção à beleza da natureza, o sol, a lua, as estrelas, a chuva, o frio, o calor, os campos, os mares ... e por aí vai??? O Salmista declamou uma vez: " Quando contemplo os teus céus, obras de teus dedos, a lua e as estrelas que estabelecestes..." Neste dia, que eu e vocês tenhamos a coragem de dar uma espiada no que Deus criou, e voltar a dar valor a esta Criação sem igual. Com isto temos motivos de sobras para louva-lo de verdade. Sei que nossas agendas estão lotadas, mas Ele para a sua agenda por nossa causa, e já provou isto. Um bom dia prá vocês! Abraço e bênção

sexta-feira, 1 de março de 2013

UM DIA DA CAÇA OUTRO DO CAÇADOR

Este é um dito popular que não condiz com aqueles que sabem que precisamos ser simples como a pomba e prudente como a serpente. Na verdade o que Deus nos assegura é que Ele cuida de nós sempre, bastando para isto ver como Ele cuida dos passarinhos e das flores. Assim sendo todos os dias é do caçador, que está identificado em cada um de nós, e portando resta-nos ver ...os fatos ao nosso redor como desafios e não como objeto de conspiração ao fracasso. Que neste dia possamos olhar para a cruz vazia, onde Jesus esteve, e nos lembrar que Ele foi até ali para que eu e vocês fôssemos mais do que vencedores, o que sigmifica dizer que o dia sempre será do caçador para aqueles que creem que a caça é o Senhor quem nos dá. Bom final de semana para todos. Abraço e bênção.