sexta-feira, 12 de abril de 2013

E OS NOSSOS VALORES ?

Desde o início quando Deus criou o homem Ele disse: nossa imagem e semelhança! Esta afirmação por si só diz tudo. Eu tenho valores. Você tem valores. E os valores que temos independem do que os outros acham. O que temos que cuidar é não supervalorizarmo-nos achando que nós somos os tais e os outros não são nada. E é aqui que muita gente boa se perde, e por conta desta auto-análise equivocada fica se entrometendo em questões que nem se quer lhe dizem respeito. Salomão afirma que, quem se mete em questão alheia, é como quem pega pelas orelhas um cão que passa correndo. Por outro lado temos que cuidar que na nossa auto-avaliação, não nos depreciemos achando que os outros são melhores do que nós. Entendendo estes dois aspectos da valoração nossa de cada dia, resolvemos uma série de conflitos, e evitamos conStranger ou sermos constrangidos. Foi Jesus quem disse, que nós valemos muito. Lembram da referência que Ele fez com relação aos passarinhos e aos lírios? Que Deus ajude a mim e a vocês a não olhar para nossos valores como algo perecível, achando que só tem valor quem é influente, ou quem tem mais conhecimento, ou quem tem mais e mais; este é outro papo. O valor de cada um de nós está diretamente vinculado ao que somos lá no âmago de nossas almas. E é este valor que vai ficar quando tudo acabar. Independente do que estás passando, firme teus valores, olhe para a Cruz e siga para frente e para o alto. Abraço e bênção

quarta-feira, 10 de abril de 2013

O QUE VOCÊS ESPERAM ENCONTRAR NO CÉU?

O texto que segue, eu recebi da Missão Portas Abertas esta semana, e achei proveitoso compartilhar com vocês. " Depois de um dia cansativo, nada como voltar para casa. Após uma semana de correria, nada como descansar em casa. E no fim de uma vida de lutas e dificuldades? Os filhos de Deus também querem voltar para casa. A Igreja Perseguida anseia pelo céu. É lá que suas tribulações terão fim. É lá que suas lágrimas serão definitivamente enxugadas. É lá que encontrarão os parentes e amigos que morreram por amor a Cristo. É lá que conhecerão os irmãos desconhecidos que os suportaram em oração e se associaram a eles em sua tristeza. E, é lá que verão Jesus face a face, aquele pelo qual foram perseguidos aqui na terra. Ao serem recebidos pelo Pai, ouvirão: "Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!" (Mateus 25.21). Naquele momento, tudo terá valido a pena. E você, o que espera encontrar no céu? " Um grande abraço e bênção.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

EM TEU LUGAR O QUÊ JESUS FARIA?

( ... e não vem com o papo que Ele era Jesus e eu sou eu ... ) Ele falaria o que falas? Responderia como respondes? Olharia para o que olhas? Negociaria como negocias? Abrigaria no coração mágoas, ressentimentos, espírito de revanche como guardas, independente da situação que originou tais sentimentos? Iria aonde vais? Namoraria do jeito que namoras? Pensaria o que pensas? Teria as mesmas tendências que tens? Teria reserva quanto a determinado grupos ou pessoas individualmente? Ele usaria o mesmo tempo de internet que usas todos os dias? Enfim em teus passos que faria Jesus? Estas respostas e o nosso jeito de andar podem nos dizer se somos ou não parecidos com o Pai. Se nosso interior fosse exposto num gigantesco telão da vida para o mundo inteiro ver, inclusive aqueles que nos conhecem e nos aplaudem, sentiríamos vergonha de alguma coisa ali apresentada, ou sairíamos dali cheios de alegria e contentamento? Um bom e reflexivo final de semana á todos. Abraço e bênção.

terça-feira, 2 de abril de 2013

A AMPLITUDE DO RESTRITO

Parece meio paradoxal o título deste texto, mas ao final vocês hão de convir comigo que é isto mesmo. Ainda um dia destes consegui uma foto de Londres, obtida a partir da estação espacial internacional, à quatrocentos quilômetros de distância; uma coisa espetacular. À primeira vista parece uma explosão estelar. Ao olhar aquela foto eu fiquei imaginando a vista que se tem do espaço sideral. Pensei na magnitude disto duto, de sua amplitude e complexidade. Vi-me minúsculo diante do imaginário cenário cósmico. Mas neste momento voltei –me pra dentro de mim mesmo, e me surpreendi com a amplitude do meu interior, considerando mente, alma e coração-sentimento. Há uma espécie de inviolabilidade em nosso interior, que parece propriedade exclusiva nossa, não fora o conhecimento que temos de que não somos donos de nós mesmos, e que nada fica hermeticamente fechado aos olhos de Deus. Mas o fato de nossa imaginação, e estratégia de temporariamente e por um bom tempo, fazer, pensar, imaginar, e até criar situações quase no limiar da realidade, me pregou um susto porque foi exatamente aí que vi como é imensurável o espaço da minha restrição, isto é, como é sem medida este meu interior. Quando eu paro para pensar, se eu fechar meus olhos, eu simplesmente voo até onde me permite a imaginação. Ela me permite sonhar acordado. Esta imaginação me permite dar asas à fantasia, que por mais infanto-juvenil que possa ser, me agrada, quase me satisfaz. Eu posso imaginar e até desenvolver uma relação com ambientes ou pessoas que estão longe ou perto, com o fascínio de quem está vivendo uma realidade. É neste meu imenso mundo interior que eu posso projetar a minha vida externa com requinte de detalhes, e o mais singular, sem que ninguém o saiba, a não ser o Onisciente Deus. É com a habilidade de um arquiteto que eu posso, fazendo uso de meus sentimentos e emoções, juntamente com meu raciocínio, montar um cenário que me agrade e alivie as tensões do dia. Portanto há uma amplitude neste restrito mundo da mente de cada um de nós. E é aqui que as lembranças, os sonhos, e os pensamentos se desenvolvem e crescem, num espaço físico que não parece, num primeiro momento, caber tanta coisa, e se transformar numa amplitude de que se imagina restrito. É disto que Paulo nos lembra: “...mas transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

segunda-feira, 1 de abril de 2013

CRISE, A GRANDE CHANCE DE DEUS

Alguém já falou que o pessimista vê dificuldades nas oportunidades, mas o otimista vê oportunidades nas dificuldades. Quando se dá uma olhadinha para os acontecimentos e as reações das pessoas em meio a eles, vê-se as mais diversas reações. Há os que choram ao invés de agir; há os que xingam ao invés de conversar; há os que se acham sempre certos e o mundo inteiro é que está errado; e assim vão vivendo em suas crises, sem no entanto aproveitarem as oportunidades delas advindas. Mas, e quando a crise pega de surpresa? Porque há pessoas que vivem “achando” que nunca vão ter que enfrentar uma crise de verdade. Elas olham para o umbigo e vivem tão contidas em si mesmo e no que têm, que creem que dali sai a solução para qualquer crise. É quando a gente olha para a história de Jó, que se precisa colocar as barbas de molho. Jó era reto, íntegro e temente a Deus, e nem por isto foi poupado de uma crise sem precedente em sua vida. Talvez o leitor esteja pensando com seu botões: “o que aconteceu com Jó, foi porque Deus queria fazer uma experiência”. Mas que certeza você tem que Deus não esteja planejando fazer uma experiência com você também? Pode ter certeza de uma coisa: é na crise que se vê Deus agir de forma quase palpável. Pois na normalidade parece não darmos a atenção devida ao que Ele está fazendo. Muito embora ninguém goste de viver numa crise, precisamos entender que elas são inevitáveis, quer seja no casamento, quer seja nas finanças, quer seja nos relacionamentos com outras pessoas, quer seja na comunicação com os filhos, e aí por diante..., elas acontecem, e ninguém é imune a elas. O pior da crise, não é a crise em si, mas o que é que construímos para uma eventual e surpreendida crise em nossas vidas? A história de Jesus sobre as casas construídas em alicerces diferentes, nos ilustra muito bem a maneira que devemos nos preparar para a vida. Já ouvi muita gente boa dizendo: “quero dar para o meu filho o que eu não tive”. A crise se estabeleceu na vida e não conseguiu dar nem o que recebeu. A verdade é, que não podemos evitar muitas das crises que nos açoitam, até porque elas se tornam medidas terapeutas de Deus para nós, mas precisamos aprender que em meio à crise, Deus não se esquece de nós, e aprender também a esperar nEle, e dar a Ele a chance de trabalhar a nosso favor, pois como disse o poeta – Deus trabalha no turno da noite; e o Salmista assevera que Ele nos abençoa enquanto descansamos nEle. Independente da crise que estás vivendo, olhe pra cima! Veja que do alto, e só do alto te pode vir o socorro. Deus é Pai, e sabe de que seus filhos precisam. O pessimista vê dificuldades nas oportunidades, o que crê em Deus de coração, vê nas crises a grande chance de Deus agir em seu favor; extraindo do nada, o milagre. Tenha um dia abeçoado. Abraço e bênção.